quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Meu "Dia V"

Oi, Girls!!!

Hoje quero compartilhar com vocês a minha experiência sobre o "Dia V".
Ao contrário de tudo que imaginei, a entrevista foi a parte mais simples. O mais chato foi ter que preencher todo o DS-160, reunir documentos meus e do meu pai (porque o coloquei como meu sponsor) e claro ter que fazer o upload daquela foto horrível 5x7.
Antes, quero dar algumas dicas para as meninas que ainda passarão por esta etapa:

  • Em uma pastinha coloque todos os documentos referentes ao visa: DS-160, DS-2019, Taxa Sevis, comprovante de agendamento da entrevista, comprovante de pagamento da taxa no Citybank, duas cópias da foto 5x7 e o passaporte (acreditem, isso vai facilitar muito a vida de vocês. Quem já passou por isso sabe. Ao chegar no consulado você pega uma fila enorme e só entra, mediante a apresentação desses);
  • Na segunda pasta, coloque todos os seus documentos, inclusive carta de vínculo empregatício - para quem trabalha, e comprovante de matrícula, caso façam faculdade e estejam trancando o curso. IMPORTANTÍSSIMO: você precisa de alguma maneira comprovar vínculos com o Brasil, por isso esses documentos que eu citei são essenciais. Mais do que isso, você tem que dar um jeito de mostrar para o cônsul quais são seus objetivos nos States, através de suas respostas. (Ao final descreverei como foi a minha entrevista e o que respondi);
  • Terceira pasta: se você colocou alguém como seu sponsor, prepare-se para levar todos os documentos dele/dela. Não se esqueça de levar comprovante atual da conta bancária e imposto de renda da pessoa.

Bem, 
ao entrar no consulado conheci um ex-au pair que me deu várias dicas da entrevista e que me contou que estava lá para trocar o visto pelo de estudante nos EUA. Ao chegar lá dentro e pegar a senha, conheci outro garoto, futuro au pair, que embarcará dia 08/01/2012. Conversamos muito, muito e ficamos muito nervosos porque nunca chamavam nossas senhas. De repente, chamaram o Thomaz, o futuro au pair de Atlanta. Em menos de dois minutos ele voltou com um sorriso de orelha a orelha e disse que a cônsul não tinha perguntado quase nada. Ótimo.
Enquanto isso, Bruno, o ex-au pair, e eu esperávamos ansiosos a nossa vez. Quinze minutos depois, chamaram pelo meu número. Fui toda desesperada tirar as digitais e quando entrei na fila para a entrevista, que por sinal estava enorme, uma moça que trabalhava no consulado perguntou quem falava inglês; três pessoas e eu levantamos a mão; nos colocaram numa fila menor e eu fiquei sendo a primeira da fila!!!
De repente, a cônsul, toda simpática fez um sinal pra eu aproximar e perguntou se eu era a Renata, disse que sim e a cumprimentei com um 'bom dia'. Ela respondeu e começou a entrevista.
Começou a perguntar tudo em inglês, para meu nervosismo, rs - mas, foi bem simples:

Ela: What are you going to do in the USA?
Eu: I'm going to be an au pair.
Ela: What your parents do?
Eu: expliquei a função de cada um*
Ela: Do you study?
Eu: No, but I work (expliquei qual é a minha profissão e porque esse intercâmbio seria importante para mim).
Ela: Me entregou os formulários e pediu pra eu ir pagar o sedex. 

Só isso!!!
Não pediu documento algum!!! Simples assim!

Quando estava na fila do sedex, eis que chega o Bruno todo feliz também me dizendo que o visto de estudante dele também tinha sido aprovado. =D
Felicidade era pouco para o que eu estava sentindo. Meu visto tinha sido aprovado e ainda por cima fiz dois amigos, dos quais os vistos também tinham sido aprovados!!!


Para completar tudo, dois dias antes do natal recebi meu passaporte em casa 'carimbado'. =)

Então, gente,
não se desesperem. A entrevista do visto parece algo assustador à primeira vista, mas é muito mais simples do que imaginamos. Às vezes acontece de um ou dois visas serem reprovados, mas para au pair, entre 90 e 95% dos visas são aprovados. Portanto, se não deu certo a primeira vez, tente novamente e comprove o maior número de vínculos com o seu país e demonstre que ao final do ano do seu ano de au pair você quer voltar - mesmo que tenha  a intenção de renovar por mais um tempo. 
É isso,
desejo boa sorte a todas que ainda passarão por esta etapa e um ótimo ano cheio de realizações e aprendizagens a todas nós! 
Que venha 2012 e que seja maravilhoso em cada single part!!!

Bjos,

Renata Fonseca



5 comentários:

  1. Parabéns Re! Mas nos aconselhar a não ficarmos nervosas vai ser um tanto dificil neh! Na hora, não dá neh.. Tomara q eu tenha a mesma sorte q vc! Bjs e Boa Sorte!

    ResponderExcluir
  2. Ooooii Renata, espero ter a mesma sorte que você!! Mas só fiquei com dúvida em uma coisinha.. agente comprova os vínculos quando ta preenchendo o DS ou na hora da entrevista? Porque todas as entrevistas que já li não vi nenhum consul pedindo documentos..

    ResponderExcluir
  3. Oi, Jéssica!
    Hm... mais ou menos.
    Ao preencher o DS-160 você precisa informar qual a sua ocupação aqui no Brasil. De certa forma, isso vai ajudar a comprovar vínculos sim. O restante, é na hora da entrevista. Quando o cônsul te perguntar o que vai fazer lá, responda que será au pair e o porque do intercâmbio, explique a importância desta viagem pra você. De alguma maneira, é bom ficar esperta quanto às perguntas do cônsul e tentar responder de forma consciente e que de alguma maneira venha a ajudar na aprovação do seu visto.

    ResponderExcluir
  4. O dia do Visto foi um dos mais traumatizantes da minha vida rsrs ( exagerada eu rs )

    ResponderExcluir