quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

VISAAA!

Oi meninass!
Hoje vou contar como foi o grande dia do meu vistoo! Acredito que seja um dos momentos mais tensos do processo Au Pair!
Bom, sou de Ribeirão Preto, então 00:30h do dia 01/12  peguei o ônibus para ir pra São Paulo. Fui com uma amiga que já tinha ido ao Consulado, senão eu ia ficar perdidinha naquele metrô!
Cheguei ao Consulado 06:45h do dia 02/12 e já tava aquela fila básica... aí começou a loucura: tira documento da pasta, as mulheres pegam, conferem e grampeiam a foto junto com os Formulários e colocam dentro do passaporte. Aí voce passa no detector de metal e finalmente entra! Lá dentro parece um pátio de escola (como diz minha amiga Amanda Garcia, rs) com vários guichês. Os guichês no canto esquerdo são da pré entrevista, os do meio são para tirar as digitais e os da direita são "eles", os aterrorizantes, os guichês da entrevista!

Mas enfim, chegando lá você vai pra fila da "Pré Entrevista" , a minha foi rapidinha. A mulher do guichê pega seus documentos e não te devolve mais (se Deus quiser, a partir desse momento, voce só vai ver seu passaporte novamente quando ele chegar na sua casa por Sedex!). Depois disso, já vira uma bagunça, você tem que ficar olhando no televisor sua senha e aquele mundo de gente em pé. Enfim, fiquei esperando a senha pra tirar as "digitais" (essa espera sim foi demorada e eu já tava com uma fome!) Detalhe, lá dentro tem lanchonete, então se você não é de São Paulo e vai viajar como eu, toma um bom café da manhã ou come lá antes de ir para as filas, porque vai por mim, quem é muito ansiosa, junta o nervosismo com a fome, vai que te dá um piripaque, Deus que me livre né? Mas eu aguentei bem, rs.

Depois de tirar as digitais, fui pra fila aterrorizante: "A ENTREVISTA!" Não sei se foi a ansiedade, mas a minha não demorou. A fila pra entrevista parece fila de supermercado pra quem carrega pouco volume sabe? Fica uma fila indiana e o número vai aparecendo numa telinha e fazendo o barulinho. Nunca esse barulinho de senha me deixou com tanto frio na barriga! E detalhe, se você está pensando que vai entrar numa salinha, sentar e ficar de frente com seu entrevistador, está enganada. Pra quem não sabe, o seu entrevistador fica atrás de um vidro e fala com você por um microfone, em que a voz dele sai meio "metalizada" sabe? (igualzinho guichê de cinema!) Então, como fui pega de surpresa, confesso que me desesperei um pouco, haha... Pois a fila foi andando, foi andando, e eu só ouvindo um monte de vozes "metalizadas" em inglês... Aí fui respirando fundo e quando vi, chegou minha vez! Vamo que vamo!

Minha Consul era uma mulher com sotaque espanhol. Eu ja estava com as respostas manjadas na ponta da língua, caso ela perguntasse algo em inglês. Perguntas como por exemplo: "Quantas crianças você vai cuidar, qual a idade das kids, por que você quer ser Au Pair, etc" Mas aconteceu algo inusitado! Ela disse "Olá Gabriela, passaporte , por favor". Eu entreguei  e ela rapidamente já começou a falar em inglês e fez uma pergunta na velocidade mega ultra master velozes e furiosos fast! Eu não entendi coisa nenhuma e falei : "Sorry?" Ela repetiu ligeiramente mais devagar e aí eu consegui entender, e a pergunta era: "Você já assisitu AMANHECER?" (Hahaha, isso mesmo!) Eu pensei por um segundo se meu nervosismo nao tinha afetado meu cérebro e eu estava louca, mas realmente era essa a pergunta! Eu apenas respondi: "Not yet". E então ela continuou, em inglês:
- Qual tipo de filme você gosta?
- Qual o último filme que você assistiu?
- Que faculdade você faz?
- Me conte um pouco sobre seu trabalho...
- Você já terminou a faculdade?


Depois dessa última pergunta ela saiu, voltou com um papel, carimbou, assinou e me disse em português: Ok Gabriela, seu tempo de permanência nos EUA é de 1 ano, esperamos que volte depois disso ok? (foi um jeito gentil de dizer: "não fique ilegal!" kkk) Pode ir para o Sedex, Obrigada.
Foi isso a entrevista, mas gente, durou uns 3 minutos no máximo! Foi super rápido. E detalhe, eu não mostrei NENHUM documento da minha pastinha, nem meu comprovante de matrícula da facul! Menos mal né, mas é melhor prevenir... sempre!
Eu sai de lá de sorrisão orelha a orelha, e nunca paguei um Sedex tão empolgada na minha vida! hahaha
Bom meninas, foi isso meu grande dia do visto! Para as curiosas de plantão (assim como eu! kkk) Espero que tenham gostado do Post). Grande Beijo a todas!

P.S: Semana seguinte fui assisir Amanhecer, meio que me senti na obrigação... kkkkkkkk =D

Gabby ;)

2 comentários:

  1. Hahaha Ai Gabby. Sò quem passa por lá sabe da aflição q é haha.
    "fila supermercado" foi ótimo hahaha. Pensei que lá era mais organizado, mais sério, sei lá. hahaha

    Um beijos e boa sorte para gente =)

    ResponderExcluir
  2. Ei, Gaby!!!
    Menina, que pergunta inusitada a sua cônsul te fez, hein? rs
    Bem... mas assim como você me decepcionei quando vi que a entrevista era feita em guichês. kkkk Coisas de marinheiros de primeira viagem.

    ResponderExcluir